quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

06/01/19 - Sendero al Fitz Roy


Essa trilha são 20 quilômetros ida e volta e o último quilômetro é o mais difícil.
Iniciamos a trilha com muito vento, neve e frio. Realizamos a caminhada num total de 9h.
Tínhamos expectativa de que o tempo melhorasse e as nuvens que tampavam o Cerro se dissipassem, embora estivesse sol na cidade, já no início da trilha começaram a cair pequenos flocos de neve, a temperatura era de 0ºC, mas a sensação térmica, por causa do vento era bem pior.
O vento nos castigou durante a maior parte da caminhada, os flocos de neve quando caiam sobre nossas roupas viravam água, é o que chamam de “chuva-neve”.


No caminho passamos pelo mirante do rio de las vueltas que traz uma vista fantástica do vale por onde ele passa até chegar à cidade.

Depois chegamos a Laguna Capri onde forma uma praia com água clara e límpida, ali também existe um camping que deve ser bem castigado pelos ventos, pois, vimos umas paredes de madeira improvisadas ao redor das barracas.



Depois de atravessar algumas pontes sobre um rio de água cristalina, chegamos a acampamento Poincenot.



De lá seguimos para o tramo final, último quilômetro até a Laguna de los tres que fica na base do Fitz Roy, caminho muito íngreme que nos judiou, a subida é difícil, com muito pedra, exigindo muito condicionamento físico e persistência. Subindo aquele trecho, fiquei imaginando o que passam os escaladores profissionais, que encaram distâncias muito maiores, temperaturas bem piores e tantas outras situações adversas para conquistarem determinado cume.

Nesse trecho final o vento e a chuva-neve pioraram e quando chegamos a laguna, era impossível ficar. As rajadas de vento nos carregavam, tínhamos que nos esconder atrás dos paredões de pedras sobre as morenas, uma dessas rajadas levou meu gorro, que o André conseguiu recuperar. Lanchamos rapidamente, fizemos bem poucas fotos e iniciamos a descida.


A medida que descíamos, a temperatura começou a melhorar, pois, estávamos protegidos pela floresta de lengas. Concluímos o trajeto com um tempo total de 9h, desde que partimos do hostel. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário