domingo, 22 de abril de 2018

30/12 – 180 Kms na região de Ponte Alta

Nosso dia começou cedo, encontramos com o grupo na praça central às 8h00.
Lúcia nos apresentou o "mangolão", trata-se de um bolo de queijo, parecido com o nosso pão de queijo.
O famoso e delicioso mangolão

Roteiro do dia: Cachoeira do Soninho, Cachoeira da Fumaça, Rio Soninho e Pedra Furada.
Rodamos cerca de 160 quilômetros em estrada de terra e 20 em estrada pavimentada.
Dicas muito importantes:
1 - Considere de suma importância estar em um carro 4x4 para realizar a expedição pelo Jalapão.
2 - Para fazer a expedição, contrate um guia.
Nós estávamos no nosso carro, mas contratamos um guia. Muitos dos pontos de visitação não tem sinalização, e há muita facilidade em se perder. As estradas são ruins, quando não tem muitas pedras e buracos, tem muita areia... Fica a dica.

Prontos pra iniciar o dia

Primeira parada, cachoeira do Soninho.

A segunda parada foi na Cachoeira da Fumaça, ali entendemos o porquê de seu nome, a água cai com tanto volume e tanta força que sobe uma enorme nuvem de fumaça.  Descemos por uma trilha e a paisagem é linda. O local é um pouco perigoso, mas ainda assim conseguimos nos molhar um pouco, atrás da queda d’água.

Próxima parada, Rio Soninho. Há formação de um poço raso, onde nos banhamos. Ali foi nosso lanche e começamos a seguir para a Pedra Furada.

No caminho para pedra furada, a chuva que todos os dias vem acompanhada por raios e trovões, transformou a estrada em rio, aí sim entendemos a importância de carro traçado no Jalapão.

Chegamos na pedra furada já sem chuva, com intenção de ver o pôr do Sol, porém, em época de chuva é bem difícil isso acontecer, nós não tivemos sorte, mas a paisagem mesmo sem pôr do sol valeu muito a pena. Ali vivem centenas de araras que ficam voando de um galho para outro e procurando onde se aninhar para passar a noite. Vimos também uma raposa, que passou rapidamente no meio dos arbustos.

Jantamos por um preço justo e ótima comida no Restaurante e Pousada Beira Rio, comemos espetinhos que vem acompanhado de arroz, feijão tropeiro, mandioca cozida e vinagrete, se não me engano pagamos R$15,00 por cada refeição.
Um casal se juntou ao nosso grupo nesse dia (Érika e Gustavo), eles estavam hospedados nessa pousada e reclamaram do barulho noturno devido aos carros que ficam nos barzinhos na beirada do rio com som alto até altas horas da madrugada. Dica para quem quer dormir tranquilo, evitem pousadas próximas ao rio.