domingo, 4 de setembro de 2016

Dia 11 de Julho de 2016 - Parque Nacional (Trilha dos Saltos e corredeiras)


Passeio no Parque Nacional (Saltos e Corredeiras)

Nosso quarto na pousada ficava bem ao lado da varanda de café, então, acordamos por volta das 7h10 com a movimentação dos funcionários preparando e com os hóspedes chegando pra tomar café. Já sabíamos que isso aconteceria, por isso, não foi necessário colocar o relógio pra despertar, acordamos tranquilos depois de uma noite bem dormida. Acordar cedo para aproveitar bem o dia já estava nos nossos planos.

Saímos por volta das 8h00 para o povoado de São Jorge, onde fica a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, ali existem quatro opções de trilhas:

è Trilha da Cachoeira da Seriema – é a mais curta, 800M

è Trilha dos Saltos e Corredeiras – 10 km

è Trilha dos Cânions e Cachoeira Cariocas – 10 km

è Travessia das sete quedas – 23KM

Essa última opção é necessário solicitar autorização antecipada pelo site ecobooking e é obrigatório a contratação de guia, são dois dias de duração.

No período em que estávamos lá, a cachoeira da Seriema estava seca, não havendo atrativo na trilha, estava nos restando, então, 2 opções para escolher. Escolhemos a trilha dos Saltos e Corredeiras, a ida é bem mais tranquila do que a volta, na verdade escolhemos a trilha mais pesada já no primeiro dia, a subida é bem desgastante, o sol castiga demais, visto que o cerrado é formado por vegetação baixa.

Subimos no sol forte, nos faltou água, levamos apenas uma garrafinha de ½ litro que enchemos antes de subir, passei mal, nada que um bom banho, muita água e uma dipirona não me ajudassem a melhorar.

As paisagens são lindas e nos dois pontos de parada é possível nadar, a água é transparente, cheia de peixinhos, fria, mas um frio suportável. No poço do salto de 80 metros existe uma corda delimitando a área de banho, lá tinham dois guarda vidas. O salto de 120 metros só é possível admirar pelo mirante, não tem trilha para o poço.

Não há necessidade de contratar guia para as trilhas do Parque, pois, são bem demarcadas, tanto na ida quanto na volta. O vídeo inicial que assistimos antes de entrar é bem explicativo. Não há estrutura de bares/ lanchonetes nos locais de parada, é necessário levar lanche. Há apenas um trailer na entrada do parque.
 







 Corredeiras
 Corredeiras
 Corredeiras
Água transparente nas corredeiras

Salto de 120 metros

Salto de 80 metros


Nosso jantar foi no restaurante Caverna do Crepe, que fica ao lado do restaurante ruim da noite anterior, nos serviram um excelente prato executivo que matou a nossa fome “por inteiro”, escolhemos a opção ovo, linguiça calabresa, arroz, feijão, salada e farofa.

Nosso notebook deu pau, travou desligado com os botões de inicializar acesos, não conseguimos transferir as fotos da câmera.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário