quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Aventura pelo caminho alternativo Caraguatatuba - Salesópolis, finalizando com a visita à nascente do Rio Tietê

Estamos de volta!!!!
Tem muita gente que mora na região do Vale do Paraíba e não conhece a própria região.
Aqui uma possibilidade de roteiro pra quem gosta de um pouco de emoção!!!!
Subir a Serra de Salesópolis, popularmente conhecida assim, mas o nome oficial é Estrada da Petrobrás.
A estrada da Petrobrás inicia-se entre os bairros do Travessão e Barranco Alto, sentido CDP de Caraguatatuba, o acesso não tem indicação de placas, pedimos informação em um bar na estrada.
São mais ou menos 67 quilômetros de estrada de cascalho, que leva 3h30 para percorrer. Indicamos um carro 4X4 ou pelo menos um carro alto, pois, a estradas está em péssimas condições de conservação. Aí está a aventura!!!! Encontramos grupos de ciclistas pedalando por lá.
Um roteiro legal para quem gostaria de passar um dia diferente seria partir de Caraguatatuba por volta das 9h00. No caminho existem algumas cachoeiras com poços muito legais para banho, então, não pense em vencer os 67 quilômetros no menor tempo possível. Relaxa e curta o passeio, pare nas cachoeiras e pontos de possível interesse pelo caminho.
Aqui uma das cachoeiras que passamos.


No caminho existem várias entranças, que são indicadas por placas como acessos restritos aos carros da Petrobrás para manutenção de tubulações. Existe uma base da Petrobrás no meio do nada, há muitos quilômetros de distância de Caraguatatuba e Salesópolis, cremos que os funcionários trabalhem ali em sistema de turnos longos.


Ao chegar novamente em estrada asfaltada, siga alguns quilômetros até chegar na estrada que dá acesso a cidade. Ali você chegará por volta de 12h30 em frente ao Restaurante Nhá Luz. A comida é servida no fogão à lenha, uma delícia. Delicie-se. Não me recordo o preço, mas bem acessível.





Para retornar ao litoral, siga no sentido do Parque Nascente do Tietê e Rodovia dos Tamoios.
Aproveite para visitar o Parque onde nasce o Rio Tietê. 
As visitas acontecem diariamente, de segunda a domingo e feriados, das 8 às 17 horas. A entrada tem o valor de R$ 3 para manter os gastos do núcleo. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário