domingo, 4 de outubro de 2020

Chapada das Mesas - dezembro de 2019/ janeiro 2020

Aqui começamos mais um relato de viagem da forma que tanto nos encanta viajar: DE CARRO!!! Levamos três dias para chegar em Carolina, no Maranhão, porta de entrada para a Chapada das Mesas. Nesse post conto rapidamente nosso trajeto nesses três dias até nossa chegada no Maranhão, Vamos lá?

Em 26 de dezembro de 2019, partimos às 4h da manhã com destino a Goiânia. Ao sair do estado de São Paulo e entrar em Minas Gerais, a pista ficou ruim. Almoçamos já no estado de Goiás. Chegamos em Goiânia às 15h00, nos hospedamos no “Flat Vivence Suites”, R$140,00 sem café.

Adoramos a capital do estado de Goiás, muito organizada e limpa. Jantamos no bar do Cesin, bem conhecido em Goiânia, “A esquina mais famosa de Goiânia”.

No dia seguinte, às 4h20 já estávamos na estrada, a caminho do estado do Tocantins.

As rodovias próximas a capital são boas e duplicadas, depois segue em pista simples e ruim. Já em Tocantins, seguimos pela BR153 até a cidade de Fátima do Tocantins e de lá pegamos a famosa TO 255 que liga Fátima à Porto Nacional, ela é popularmente conhecida como “Transbrasiliana” ou “Belém-Brasília Highway”.

A cidade de Porto Nacional fica às margens do Rio Tocantins. No centro, estão diversas construções históricas, a maioria bem mal conservada. É uma cidadezinha bem pacata. De lá seguimos para Palmas, 50 km de distância. O Calor já nos mostrava o que nos esperava nessa viagem.

Em Palmas ficamos no Hotel Turim Palace Hotel, uma construção antiga e malcuidada. A lona que reveste a piscina estava toda rasgada, mesmo assim, a piscina estava em funcionamento. Os quartos estão em boas condições de uso, tem ar condicionado, TV de tela plana e um bom banheiro. O calor nos obrigou a nos refrescar na piscina.

Nosso jantar foram espetinhos com cerveja e suco beeeem gelados numa galeria, onde tinha diversas opções de bares, lanchonetes e restaurantes. Tinha pizza, massas, lanches, padaria e... espetinhos.

No sábado, dia 28 de dezembro, pegamos estrada às 8h00 com destino à Carolina, no Maranhão. De Palmas até Colinas do Tocantins a estrada segue boa. Em Colinas, a estrada ficou horrível, assim que acessamos a pista que segue para Carolina (TO 335). Rodamos com velocidade máxima de 60km/h, muitos buracos e pouca manutenção. Depois do trigésimo quilômetro melhorou. Passamos por um caminho de eucaliptos, tinha várias plantações e árvores já derrubadas.

Almoçamos em um restaurante simples, na cidadezinha de Bielândia, de lá seguimos até Filadélfia, uns 50 km de distância, que percorremos em 40 minutos. Ali está localizada a balsa que atravessa o Rio Tocantins e chega em Carolina, no Maranhão. A travessia custa 21,50 para automóveis, é uma embarcação simples que faz a travessia. A cidade de Carolina é bem simples e pacata, como a maioria das cidades que cercam a Chapada das Mesas.

Nesse primeiro dia aproveitamos para admirar o pôr do sol no Rio Tocantins, pois, muita gente fala que uma das coisas imperdíveis em Carolina é ver o pôr do sol no rio Tocantins, e esse foi o único dia que conseguimos vê-lo, pois, teve dia que chegamos na cidade após o pôr do sol e nos outros choveu e no final de tarde, já sem chuva não teve um pôr do sol bonito.

Jantamos espetinhos, mais uma vez. Nossa sobremesa foi sorvete numa pequena sorveteria que fica na rua da balsa. Ficamos fregueses dessa sorveteria, que era bem simples, mas o sorvete, uma delícia, o atendimento, melhor ainda. O povo é muito solícito e receptivo.