domingo, 4 de outubro de 2020

Complexo do Banho Novo/ Cachoeiras Gêmeas

 

02/01/2020 (quinta-feira) – Complexo do Banho Novo/ Cachoeira Gêmeas.

Tínhamos programado fazer a trilha do morro do chapéu, porém, a chuva que começou na tarde do dia anterior não cessou, o que não nos permitiu caminhar. Resolvemos, então, sair com o carro, fomos conhecer o Complexo do Banho Novo, onde fica as cachoeiras do Itapecuru. O caminho que leva até esse complexo é a mesma estrada que vai para Riachão, então, tem que seguir devagar por causa dos buracos na pista. A entrada para as cachoeiras gêmeas custa R$20,00 por pessoa. A estrutura é bem simples. Depois de descer uma pequena trilha, você já chega na beirada da cachoeira, onde você pode ficar sentado à mesa bem na beira d’água. Do outro lado da margem tem um outro local com uma estrutura melhor. Ali nos banhamos, tiramos muitas fotos, tomamos cerveja e comemos uma porção de mandioca. Ela se chama cachoeiras gêmeas porque têm duas quedas praticamente iguais com uma pedra no meio.







Lado em que estávamos

Restaurante do outro lado do rio

No final da tarde fizemos um passeio de voadeira pelo Rio Tocantins até chegar na pedra encantada, a navegação é longa, demoramos cerca de 1h para chegar na pedra e 1h para voltar. Essa região foi toda alagada devido a construção de uma barragem, restou pontas de rochas e restos de copas de árvores, por onde o barqueiro tem que ir desviando, para isso é necessário conhecer a região. O barqueiro para ali na pedra, onde é possível escalar e saltar na água que é turva, a maré estava baixa, então estava mais raso também. Nessa pedra tem muitas aranhas escondidinhas nos diversos buracos espalhados por sua superfície. Eu desci um pouco na pedra, mas não fiquei a vontade com as aranhas, preferi pular do barco mesmo. Na volta vimos o sol se pôr, porém, com a chuva que perdurou até o começo da tarde, não foi um pôr do sol como o do primeiro dia.









Vou deixar aqui alguns comentários sobre os costumes que nos marcaram aqui. Percebemos que as motos ultrapassam pela direita (\0/). Um carro de som passa pela cidade avisando sobre os óbitos. Enquanto estivemos aqui ele passou duas vezes, ou seja, morreram duas pessoas por esses dias, achamos muito engraçado o carro passar avisando. O costume que mais nos marcou foi o fato de usarem redes. Nas cachoeiras tinham ganchos para rede e muita gente usa, as pessoas costumam levar suas próprias redes. No nosso quarto da pousada tinha gancho de rede. Inclusive, um dia estávamos na recepção e o atendente falava ao telefone com um cliente que queria saber se no quarto tinha “redário”, ouvimos ele confirmando: “Sim, sim, temos redário em todos os quartos da pousada.



  





Nenhum comentário:

Postar um comentário