segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Chapada das Mesas para Jalapão

03/01/2020 (sexta-feira) – Partimos de Carolina às 4h00 da manhã com sentido à São Félix do Tocantins, distante cerca de 600km de Carolina. Ao sair de Carolina, seguimos pela TO 222 e depois pela BR 010, logo chegamos em Pedro Afonso. De Pedro Afonso até São Félix do Tocantins são 300km de estradas de terra.

Eram 10h00 da manhã e nossa previsão para chegar ao fervedouro Bela Vista era 15h00, mas foram muitos imprevistos pelo caminho.

Tivemos que atravessar o Rio Sono em uma balsa bem precária e bem cara, R$21,50 por uma travessia que não durou 5 minutos, o que era totalmente imprevisto. No google aparece uma estrada, na verdade era para existir uma ponte, mas só existem os pilares dela, a obra está por anos inacabada. As cidadezinhas são precárias e a vida do povo aqui já é tão difícil, e ainda dependem dessa balsa para acessar outras cidades. Quem administra essa balsa é a mesma empresa da balsa de Carolina, a “Pipes”, a única interessada na não finalização da obra da ponte.

Vimos tatu, cobra, lagarto, seriema, coruja e tucanos pelo caminho. Apesar de termos demorado bem mais que o esperado, foi divertido.

Entramos no Jalapão pelo caminho contrário do que geralmente é feito o circuito, então, é como se tivéssemos entrado pela saída. Passamos por alguns pontos de interesse como o morro do Gorgulho, que são formações rochosas peculiares, Serra Catedral.

Morro do Gorgulho

Serra Catedral

Chegamos ao fervedouro Bela Vista às 18h20. Nós vínhamos mantendo contato com um casal de amigos, o Jonatas e a Priscila, tínhamos combinado de nos encontrar no Fervedouro para acampar, eles estavam saindo do Jalapão e nós entrando. Eles já haviam chegado há algum tempo e tinham armado a barraca, nos reservaram um lugarzinho ao lado da barraca deles, num local coberto, pois, o dono do fervedouro tinha avisado que tinha previsão de chuva para a noite. Nós fizemos todo o circuito do Jalapão em 2018, estávamos com um grupo e com guia. Dessa vez viemos sozinhos, porque queríamos passar só por alguns lugares e ficar mais tranquilos com relação ao tempo, quando se está com grupo e com guia tudo é feito cronometradamente. De 2018 para 2020 já vimos várias mudanças no Fervedouro. Eles construíram uma pousada, o local onde montamos nossas barracas, será futuramente o local onde será servido o café da manhã da pousada, melhoraram o deck do fervedouro e mudaram algumas regras. O fervedouro tinha visitação à noite e agora não tem mais, ele fica restrito somente para quem está hospedado na pousada e no camping, isso foi legal, pois, pudemos curtir por mais tempo, com menos movimento. Durante o dia eles colocam tempo máximo de 20 minutos por pessoa, sendo no máximo 10 pessoas dentro da água. Isso gera uma fila enorme, o pessoal fica muito tempo esperando para entrar no fervedouro. Isso não é só no Bela Vista são todos, porque todos estão no roteiro do Jalapão e lotam. A dica é levantar cedo e ficar na porta esperando fervedouro abrir para começar o circuito mais cedo que todo mundo e pegar as atrações vazias, foi assim que fizemos em 2018, quando estávamos com guia, deu para gente curtir bastante.

Depois de montar a barraca e organizar nossas coisas, fomos fazer um banho noturno no fervedouro, que não tem hora para acabar, pode ficar a noite inteira se quiser.

De volta para a barraca, preparamos um jantar, ficamos batendo papo até às 23h00 e depois de um dia cansativo, capotamos.