quarta-feira, 1 de março de 2017

Aqui começa nossa mais nova aventura: 24 dias pelo Equador

Nossa viagem teve duração de 24 dias, sendo que iniciamos nossa viagem no dia 29 de dezembro de 2016 e terminamos no dia 21 de janeiro de 2017.

Equador, oficialmente República do Equador, é uma República democrática localizada na América do Sul, limitada ao Norte pela Colômbia, a Leste e Sul pelo Peru e a Oeste pelo Oceano Pacífico. É um dos dois países que não têm fronteiras comuns com o Brasil, o outro é o Chile. Além do território continental, o Equador possui também o Arquipélago de Galápagos, que fica distante cerca de 1.000 km do território continental. Seu território de 256 370 km² é cortado ao meio pela Linha do Equador.
A principal língua falada no país é o espanhol (94% da população). Entre os idiomas oficiais em comunidades nativas estão o quíchua, o shuar e outros onze idiomas. A capital é a cidade de São Francisco de Quito, mais comumente conhecida como Quito, que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1970, por ter o centro histórico mais bem preservado e menos alterado da América Latina. A maior cidade equatoriana, no entanto, é Guayaquil, ficando Quito em segundo lugar e Cuenca em terceiro. O centro histórico de Cuenca foi declarado Patrimônio Mundial em 1999, como um exemplo notável de uma cidade planejada, de estilo espanhol colonial, no interior da América. (FONTE WIKIPEDIA).
A moeda oficial do país é o dólar americano, o país é pequeno e parece um vizinho desconhecido que o brasileiro mal ouve falar, se houve, pouca importância lhe dá. Quando comentamos com os amigos que nossa viagem de férias seria para o Equador, fomos indagados: “Mas o que tem no Equador?”.
Nossa história com o Equador começou com um convite feito por um tio que mora em Cuenca há 18 anos para irmos conhecer o país de residência dele. Então, fomos procurar um guia de viagem para consultarmos dicas de turismo, para nossa surpresa, não encontramos nada referente ao Equador em nenhuma livraria, passamos por livrarias grandes de Campinas, Saraiva, FNAC, cultura... então, entendemos o desconhecimento dos nossos amigos. A internet foi então, nosso principal método de pesquisa, além de muuuitas informações com meu tio.
Uma curiosidade pesquisada pelo André. O Equador é dividido entre os equatorianos em 4 partes para fácil entendimento. Costa, onde se encontram as cidades litorâneas; Serra, onde se encontram as cidades próximas às montanhas que compõem a Cordilheira dos Andes; Amazônia, cidades e principalmente povoados do oriente; e o arquipélago de Galápagos, onde vivem aproximadamente 40.000 pessoas – 25.000 em Santa Cruz, 10.000 na capital localizada na ilha de San Cristóbal e 3.000 na ilha Isabela.
A partir desta divisão é possível comparar, de certa forma, o Equador ao Brasil, pois, temos costa, serra, Amazônia e o arquipélago de Fernando de Noronha.

Gostamos muito de viajar de carro, como o Equador é muito longe para chegar de carro, visto o tempo que tínhamos disponível para a viagem, havíamos inicialmente decidido alugar um carro para percorrer o país, meu tio nos disse que a gasolina é muito barata no Equador, USD 1,48 o galão, que é a unidade de medida usada lá, isso corresponde a 4 litros, então cada litro de gasolina PURA custa USD 0,37, algo que nos animou.

By Natália Papaléo

Nenhum comentário:

Postar um comentário