quarta-feira, 1 de março de 2017

02/01/17 (segunda feira) Cuenca

Acordamos por volta de 8h35, primeiro que todo mundo, logo todos estavam acordados. Fomos comprar pão com meu tio, porém, como dia 01 era domingo, o presidente decretou feriado nacional no dia 02, as padarias onde meu tio costuma comprar pão estavam fechadas, rodamos um pouco e encontramos uma aberta. Antes de chegar na padaria, meu tio passou por uma avenida conhecida em Cuenca como avenida dos “cuy”. O cuy é o porquinho da índia, no Equador ele é uma iguaria muito consumida, ele é colocado no rolete e assado, nessa avenida existem diversos restaurantes especializados, eles assam porco no rolete também, a churrasqueira fica na calçada, quando paramos pra ver as pessoas nos abordam e trazem uns pedaços de carne de porco assada pra provar. Não provamos, apenas fotografamos.

Depois do café, saímos com meu tio, a Cris e o Téo para turistar. Eles nos levaram para conhecer o rio Tomebamba que nasce no Parque Nacional Cajas e corta a cidade de Cuenca de ponta a ponta, sua orla é arborizada e gramada, possui playgrounds, quadras, pista de caminhada, tudo muito limpo, organizado e bem cuidado, não vimos lixo e as pessoas que passeiam com seus cachorros andam com uma sacolinha para retirar os restos fisiológicos dos seus bichinhos.

Ali na beira do rio haviam “cholas” (índias) lavando suas roupas, ficamos por um momento observando-as, segundo meu tio, elas estão sempre ali, passam o dia inteiro, estendem as roupas no gramado e no final da tarde recolhem.

Depois passamos por uma praça onde tem uma obra de arte de um artista que trabalha com ferro.
Passamos para conhecer o mercado “El Arenal”, um dos diversos mercados de Cuenca, esse não é muito turístico, é mais frequentado pelos Cuencanos. Meu tio é assíduo por ali, conhece os vendedores e é cliente de alguns box. Conhecemos frutas diferentes, vimos cuys vivos, pois, muita gente compra pra matar em casa, meu tio comprou carne para o churrasco e nós tomamos um suco de tomate de árbol, que não é conhecido no Brasil, ele é usado para suco aqui, delicioso.

Tomate de árbol e o suco

Porco assado
 Caranguejos vivos
Cuy para matar em casa

As índias carregam de tudo nas costas

Seguimos para o centro histórico de Cuenca. Conhecemos a Catedral com suas abóbodas azuis, ela é simplesmente linda. Cuenca possui um total de 52 igrejas, é possível assistir a missa em uma igreja diferente em cada domingo do ano.

Passeamos pelo comércio local, compramos nossos chapéus Panamá, que são genuinamente Equatorianos e algumas lembrancinhas. A arquitetura das construções é linda e muito bem conservada.
 Aqui adquirimos nossos chapéus Panamá autênticos rsrsrs...

Voltamos pra casa do meu tio e preparamos nosso primeiro churrasco brasileiro no Equador!!! Meu tio como um bom brasileiro tem uma churrasqueira em casa, ele nos disse que o churrasco equatoriano é diferente do brasileiro, eles colocam uns bifes cortados bem finos e tostam a carne, fica quase um torresmo rsrsrs... Pra acompanhar nosso churrasco não podia faltar a cerveja, brindamos com Club, uma das duas marcas mais consumidas pelos equatorianos, ela tem o sabor mais forte que a cerveja tipo pilsen brasileira, achei mais amarga, mais é boa.

O Téo tinha que dormir cedo, pois, no dia seguinte retornaria as aulas. O calendário escolar no Equador é diferente em cada região. No litoral é igual ao calendário do Brasil, ou seja, as férias são em janeiro. Na serra, as férias acontecem nos meses de julho, agosto e setembro. Assim termina nosso dia em Cuenca...Um brinde!!!!