sábado, 4 de março de 2017

10/01/17 (terça feira) Latacunga - Lago do vulcão Quilotoa – Baños de Água Santa

Coloquei o despertador para 6h30, 7h00 estávamos tomando café, deixamos nossas malas guardadas na recepção, pegamos um taxi até o terminal (USD 1,25), tomamos um ônibus até a comunidade Quilotoa, são 77 quilômetros que demoramos 2h30 pra chegar.

O ônibus vai parando, assim como todos os outros que viajamos e há também um trecho extenso de serra. Fomos admirando as plantações nas montanhas, a paisagem é linda.

No caminho começou a chover forte. Chegamos à comunidade e iniciamos a trilha com chuva, antes passamos pela feira de artesanatos para usar o banheiro, passaríamos na volta para conhecer. A trilha tem 1 quilômetro e 700 metros, a descida, apesar da chuva, foi tranquila. Quase chegando à lagoa a chuva parou, as nuvens se dissiparam, então, pudemos ver a linda imagem do lago do Quilotoa. A altitude da trilha varia entre 3.518 e 3.930 m.s.n.m., como não poderia deixar de ser, paramos várias vezes pra fotografar, em uma dessas paradas conhecemos um brasileiro que nos emprestou uma bandeira do Brasil para tirarmos uma foto.

Iniciamos a trilha com chuva forte

Demoramos 1h00 pra descer, eu já estava imaginando o sofrimento que seria para subir. Ficamos uns 40 minutos admirando tamanha beleza, fizemos um lanche, o André fez dois amigos com quem dividiu seu lanche, eram dois cachorros que estavam ali. Havia um pequeno grupo acampando na beira do lago, posso imaginar o frio que passaram durante a noite, pois, era quase meio dia e a temperatura não passava de 10°C.

André e seus amiguinhos

Grupo de campistas

Depois de descansar, iniciamos a subida, eu, fiquei mega, hiper, ultra cansada, parei diversas vezes, estava desanimada, o cheiro de lenha queimando me deu um gás, provavelmente era da chaminé de algum restaurante ou das casas do povoado. Conseguimos subir em 1h00, nem acreditei, fiquei feliz... Mas cansada e molhada, pois, a chuva nos pegou forte na subida. Quase no final, encontramos o brasileiro que conhecemos na descida, ele estava esgotado, pior que eu, era a primeira trilha em altitude dele.
Entramos no primeiro restaurante que encontramos, estávamos encharcados e com muito frio. Ali dentro havia um aquecedor a lenha, (provavelmente foi o cheiro da lenha queimando que senti subindo a trilha), tiramos nossas blusas e penduramos bem pertinho da lenha pra secar.
Pedimos um locro Quiteño, foi servido bem mais simples do que o que tomamos no refúgio do Cotopaxi, apenas um creme grosso de batatas com queijo branco e abacate, estava ótimo e quente, era o que precisávamos. O André ainda tomou um café, eu pedi uma bebida quente com chocolate e creme que não me agradou, sobrou pro André tomar também.
 Locro Quiteño

Era 13h00, ficamos sabendo que o ônibus para retornarmos à Latacunga sairia às 13h30, então, passamos rapidamente pela feira de artesanato onde compramos uns “regalos”, entre eles uma máscara que usam em datas comemorativas como, por exemplo, no natal. Elas são entalhadas em madeira e coloridas com cores fortes, o artesão nos convidou para conhecer seu ateliê, uma salinha bem simples, logo ali ao lado da feira.

Abaixo o ateliê das máscaras

Escutamos a buzina do ônibus, provavelmente avisando que estava na hora de partir, saímos correndo desesperados, não queríamos perder esse ônibus, porém estávamos ali a certa altitude, isso me fez sofrer pra chegar, o André chegou primeiro e pediu para que o motorista esperasse um pouco. Precisei de uns bons minutos para que meus batimentos se normalizassem. Durante a viagem de volta, não me senti bem, estava com o estômago embrulhado, talvez por causa da corrida e também das curvas da serra. No terminal em Latacunga, comecei a melhorar.

Chamamos um taxi para ir até o hotel buscar nossas malas e voltamos ao terminal (USD 1,25 + USD 1,25), pegamos um ônibus para Ambato e em Ambato pegamos outro para Baños de Água Santa. De Latacunga à Ambato são 43 quilômetros percorridos em 1h00, de Ambato para Baños 41 quilômetros 1h00 também, chegamos por volta de 19h30.
Havia consultado algumas hospedagens pelo booking, na primeira que passamos já gostamos e ficamos, o “Hotel Villa de Santa Clara”, pagamos USD 32 por um quarto de casal com banheiro privativo, tudo muito bem limpo e organizado, adoramos o hotel. Tomamos banho, passamos em uma agência de turismo e contratamos um guia para nos levar para fazer o roteiro das cascatas e na casa de árbol, que é um local onde possui um balanço que te lança para um abismo.
Vista do jardim interno do Hotel Villa de Santa Clara

Combinamos para a manhã do dia seguinte, pagamos USD 60 pelo pacote, o passeio coletivo custa USD 5, somente para conhecer as cascatas. Seguimos para o jantar, comemos frango assado e experimentamos uma sobremesa chamada Quimbolitos, muito gostosa, é um bolinho quente com massa de milho e recheio de chocolate, vem enrolado em uma folha.

Saímos do restaurante e demos um role noturno pela cidadezinha que é uma graça, tudo muito limpo, organizado e seguro, uma cidade feita para turistas, tem diversos hotéis - spa espalhados pela cidade, existe uma cascata no meio da cidade, achamos aquilo inusitado. Assim termina nosso dia.