sábado, 4 de março de 2017

17/01/17 (terça feira) – Full day Ilha Isabela

Madrugamos às 5h45, 6h15 estávamos tomando café e 6h40 um carro nos deixou no píer para nos reunirmos com o grupo que iria pra Ilha Isabela. 
Nosso café da manhã reforçado pra encarar o dia: ovo frito com uma massa também frita, melão, suco de tamarindo, café e cereais
Quando compramos o pacote em Cuenca, a atendente nos ofereceu dois tipos de passeio em Isabela: o básico e o completo, nós escolhemos o básico, pois, o completo nos custaria USD 100 a mais. No dia anterior ao passeio em Isabela, procuramos a recepcionista do hotel para consultar a possibilidade de trocar o passeio básico pelo completo com a operadora, e completaríamos o valor. Para nossa surpresa e tremenda alegria, nossos nomes estavam inclusos na lista do Full day completo, certamente ganhamos um presentão!!! No píer, os grupos começaram a ser separados por cores que identificavam o tipo de passeio, nós estávamos mesmo no passeio completo.
Antes de acessar o píer, passamos por um tapete molhado contendo desinfetante, (como o que passamos no aeroporto) e nossas mochilas foram vistoriadas. Entramos em um barco pequeno, um taxi (USD 0,50), que nos levou até um barco grande e rápido que faz o transporte para Isabela, a viagem dura cerca de 2h00. Desembarcamos novamente para um barco pequeno, um taxi (USD 1), pagamos uma taxa de USD 10 para entrar na ilha, nossas mochilas foram novamente vistoriadas. Ali os grupos se separaram, quem ia fazer o full day completo ficou com um guia, quem ia fazer o básico ficou com outro.

Iniciamos o passeio em um píer de madeira (Concha de Perla) para ver os lobos marinhos filhotes, são curiosos e dóceis.




 Depois seguimos para uma pequena baía rodeada de pedras para nadar com tartarugas, vimos lindos e simpáticos pinguins de Galápagos (os únicos que preferem águas quentes para viver) e os atobás de patas azuis. Nadamos por 40 minutos e não vimos somente tartarugas, vimos muita vida marinha, ouriços, estrelas diversas, peixes de diferentes tamanhos e cores, iguanas e tartarugas, muitas tartarugas gigantes. Tinha tanta coisa pra ver que o tempo acabou sendo muito custo, por mim teria ficado ali a manhã toda. 

Pinguins
Atobá de patas azuis




Seguimos para outro local, fizemos um pequeno tour até um berçário natural de tubarões tintureiras. 

Já era chegada a hora do almoço, quando encontramos com o grupo que estava fazendo o passeio básico no restaurante. Depois do almoço ficamos uns 25 minutos numa praia pra descansar, fiz minha sesta básica debaixo de uma sombra, enquanto isso, o André explorava um pouco os arredores. Quando acordei, estava me observando e tomando um café sentado em um pequeno restaurante.
Nosso almoço
 Minha sesta

Seguimos, então, para ver o lago dos flamingos. Trata-se de uma cratera que tem ligação com o mar onde há o acúmulo de água salgada, ali tem muito camarão, que alimenta os flamingos.

Depois passamos por um viveiro de tartarugas bem parecido com o que existe na Estação Científica Charles Darwin na Ilha Santa Cruz.

 Voltamos ao píer, nossas mochilas foram vistoriadas novamente, pagamos USD 1 pelo taxi que nos deixou de volta no barco rápido para seguirmos pra Ilha Santa Cruz. Voltamos sentados no andar de cima do barco junto com o piloto, onde a visão da viagem é bem mais bonita, porém, o vento é forte, o André chegou com dor de cabeça, talvez por causa do vento. 






Resumindo, a parte alta do passeio foi o snorkel com as tartarugas, que não teríamos feito se fizéssemos o passeio básico, teríamos ficado facilmente o dia todo ali.
Pagamos USD 0,50 para o barco taxi nos levar ao píer, nossas mochilas foram revistadas, seguimos a pé de volta pro hotel acompanhados por um casal equatoriano que conhecemos, eles contrataram o mesmo pacote que a gente e fizemos os mesmos passeios, porém, em Isabela eles estavam no grupo que havia feito o tour básico. Perguntamos como tinha sido o dia deles e não se mostraram satisfeitos. Eles disseram que o guia apenas os levou até a praia que descansamos depois do almoço, ficaram a manhã inteira lá e depois do almoço fizeram o mesmo roteiro que nós (flamingos e tartarugas).
Chegamos ao hotel, ainda havia um tempinho pra curtir a piscina. No dia seguinte, o traslado para o aeroporto estava marcado para 9h30. Depois do jantar fomos dar aquele passeio até o píer para nos despedir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário