sábado, 4 de março de 2017

16/01/17 (segunda feira) Tortuga Bay pela manhã e parte alta período tarde

 Tomamos café às 6h30, nossas mochilas com acessórios de praia estavam prontas, às 7h30 um micro-ônibus no levou até o início da trilha que leva até a praia Tortuga Bay. Seguimos por um caminho de pedras por 25, 30 minutos até chegarmos à primeira praia, onde não pudemos entrar devido à correnteza, essa praia é indicada para prática de surfe. Seguimos pela areia para o lado direito e chegamos a uma baía com águas calmas, ali sim pudemos nos banhar.



Nós e o casal que conhecemos, compramos o mesmo pacote, fizemos todos os passeios juntos.

 A bandeirinha vermelha indica a proibição em nadar nassa praia


Antes de chegar nesse local passamos por uma enorme concentração de iguanas, elas estavam por toda parte, areia, pedras, água... Ficamos nos divertindo com as fotos.





Ficamos um tempo na água, que estava com a temperatura boa, depois fomos até uma piscina natural que forma perto da concentração de iguanas. Ali estava uma delícia, não fossem moscas selvagens começarem a nos atacar, elas eram gigantes, levamos picadas em todas as partes do corpo, saímos correndo de lá. Segundo o guia “São moscas brabas”. Aliás, em Galápagos há muita mosca, a maioria delas são como as que vemos no Brasil, inofensivas, não picam, mas estão em toda parte.



 Como não conseguimos ficar na piscina natural, voltamos pro local anterior e o André resolveu alugar um caiaque, teve que pagar por 1h00 e remar apenas 20 minutos, pois, a locação era de hora inteira e ainda cobrava por pessoa (USD 10), ele queria muito, então, foi sozinho. Fiquei na areia observando e admirando tamanha beleza. Durante a remada ele viu 1 raia e 1 tubarão. A pessoa que cuida da locação dos caiaques havia indicado alguns locais pra ele ver animais marinhos, e pensar que estávamos ali todos nos banhando naquela água, com raias e tubarões!!! Segundo o guia, esses tubarões são vegetarianos, só comem plantas... Plantas dos pés, das mãos, flora intestinal!!! 10h30 começamos a caminhada de volta, chegamos ao hotel 11h30, aproveitamos um pouco a piscina até chegar a hora do almoço. 


Após o almoço seguimos para nosso roteiro da tarde na parte alta da ilha: conhecer os “crateres gemelos”, os “tuneles de lava” e o habitat natural das tartarugas gigantes. Tem uma história interessante sobre as tartarugas, no inverno elas sobem das partes mais baixas, próximas à costa para o interior da ilha, onde se encontram diversos ranchos e sítios com muito verde, ou seja, muita comida, elas permanecem por lá até que a estação mude e comece novamente o período de chuvas próximo à costa, então, elas retornam. Como são protegidas e preservadas, elas andam livremente pelas propriedades e ruas, alguns ranchos tem ambientes montados pra recebê-las e cobram ingresso dos visitantes.
O ônibus desviando das tartarugas pelo caminho

Rancho para colocação das botas


Os “crateres gemelos” são duas crateras muito profundas localizadas uma de cada lado da pista. Elas não são vulcões, mas estudos geológicos mostram que sua origem é vulcânica. No passado elas foram como duas bolhas, cheias de gases, que se romperam e formaram as duas crateras que hoje possui uma densa e verdejante vegetação tropical e um bosque de Scalesia, uma planta endêmica.


Os “tuneles de lava” foram formados depois de erupções vulcânicas. As explosivas erupções formam rios de lava, o fluxo da lava se movimenta, a parte externa do rio de lava esta mais fria, pelo contato com o ar. O centro do fluxo continua líquido e fluindo. Então, por fora fica duro e sólido, enquanto por dentro líquido e vazando. Assim, se produz um vazio com o avanço do líquido e se formam os túneis. Esses túneis podem ser encontrados por todo lado em todas as ilhas. Eles podem ter mais de 500 mil anos.
Retornamos ao hotel por volta das 17h30, aproveitamos mais um pouquinho da piscina, até a hora do jantar. Após o jantar saímos pra passear pelo malecón, no final dele está o pier de onde partem os barcos para outras ilhas do arquipélago. Ficamos ali admirando o mar límpido, claro e iluminado pelas luzes do pier. Vimos peixes, tubarões, raias, fragatas, lobos marinhos... A natureza é linda! Voltamos pro hotel deslumbrados com tudo o que vimos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário