sexta-feira, 3 de março de 2017

04/01/2017 (quarta feira) Cuenca - Ibarra

Não tive uma boa noite de sono, minha garganta me incomodou muito, levantei diversas vezes para tomar água e para espirrar um medicamento, nós não levamos nenhum anti-inflamatório, isso poderia nos fazer falta, percebi que meu tio saiu cedo para levar o Téo pra escola e voltou pra cama, então, dormimos um pouco mais também. 8h30 já estávamos todos de pé, meu tio reclamou que teve uma noite ruim pelo mesmo motivo que eu, o Téo e a Cris também haviam tossido a noite toda, estávamos todos gripando, com exceção do André que estava bem.
Deixamos a visita à baños pro período da tarde, então, fomos ao centro finalizar a compra do pacote para Galápagos que seria entre dia 15/01 e 18/01 e comprar nossas passagens para Ibarra (USD17 cada um) às 20h30. Meu tio nos indicou passar a noite no ônibus e chegar de manhã para aproveitar o dia e também, porque segundo ele a estrada é muito perigosa, de noite tem menos movimento de carros. Eles nos deixaram na agência de turismo e foram buscar o Téo na escola, enquanto esperávamos eles voltarem fiquei fotografando os alunos que iam e vinham pelas calçadas, me interessou muito a uniformização escolar, as meninas usam saias de pregas camisa social, meias compridas e sapatos, os meninos usam camisa, calça e sapato social, além de gravata, um casaco de lã também faz parte do uniforme, mas é facultativo, depende muito da temperatura do dia. Nos dias de aulas de Educação Física é que obrigatório o uso da calça ou bermuda de tek tel com camiseta. Se o aluno chega na escola sem o uniforme completo ou com uniforme errado para o dia não tem sua entrada permitida. A Cris nos disse que a uniformização é bem rigorosa, outro dia o Téo foi com uma meia que não era do uniforme e ligaram da escola solicitando a presença dela, quando chegou lá questionaram a meia e ela disse que estava suja, eles permitiram que ele ficasse, mas que aquilo não se repetisse mais.

Nas fotos acima, algumas imagens da uniformização escolar equatoriana

Assim que eles voltaram, fomos almoçar, comemos em um restaurante bem simples, um lugar não turístico, comemos arroz, feijão, carne de cabrito refogada com molho e ovo frito, pra acompanhar um delicioso suco natural de abacaxi, aqui no Equador tem muita variedade de frutas e os restaurantes servem muito suco natural, na Argentina e no Chile é difícil encontrar sucos naturais.

Na volta pra casa, eis que paramos no semáforo ao lado de uma buseta!!!

Passamos em uma farmácia para comprar anti-inflamatório pros doentes, eu e o André tentamos comprar em uma farmácia no centro, mas a vendedora não nos vendeu, disse que era necessário ter receita, a Cris passou em uma farmácia do bairro deles, onde tem conhecidos e comprou.
Chegamos em casa, arrumamos nossos apetrechos de banho e bora pra Baños. Esse bairro fica bem perto da casa do meu tio, pagamos 5 USD por pessoa para frequentar as dependências de um clube chamado El Riñon, lá tem uma piscina que fica recebendo água constantemente para que não perca o aquecimento, uma vez que ela é naturalmente aquecida (temperatura média de 38°C) e não há aquecedores para manter a temperatura, a água tem uma cor meio turva devido ao alto teor de enxofre.

Entrada de água quente

As saunas foram construídas em grutas, a água quente passa por dentro dela, eles colocam um recipiente com folhas de eucalipto que deixa um odor muito agradável. Tem também o banho de barro que é retirado quentinho das encostas das nascentes, dizem ser rejuvenescedor.

Tinha pouca gente no clube, talvez por ser dia de semana, meu tio disse que nos finais de semana lota. Tem muitos americanos que procuram esses locais, aliás, em Cuenca existem bairros de americanos, são aposentados que escolheram Cuenca para passar o resto da vida, boa qualidade e custo de vida baixo são o chamariz.
Na frente da piscina tem uma lanchonete, onde pedimos uma “chalchipapas” (porção de batata frita com salchichas enlatadas fritas) e uma cerveja, difícil foi sair da piscina rsrsrs... Cuenca é uma cidade fria, estávamos em pleno verão e as temperaturas girando em torno de 10 a 15 graus, no máximo.

Depois do lanchinho, tivemos que ir embora, pois, já era 18h00 e tínhamos que arrumar nossas coisas pra pegar o ônibus pra Ibarra às 20h30. Deixamos nossas malas grandes na casa do meu tio e seguimos apenas com 2 mochilas e uma terceira bolsa, pois, não coube tudo nas mochilas. Meu tio nos levou, antes de embarcar no ônibus, jantamos em um restaurante simples em frente ao terminal, enquanto esperávamos nosso prato, fiquei observando as pessoas das outras mesas e percebi que todas comiam de colher... Meu tio disse que é costume comer de colher no Equador, mesmo nos restaurantes!!! Bom nós pedimos garfo e faca, a comida estava ótima, pena que tivemos que comer correndo senão perderíamos o ônibus.
20h15 entramos no terminal e embarcamos rapidamente no ônibus, 20h30 em ponto ele partiu, tínhamos 12 horas de viagem pela frente, antes de sair, o motorista passou com uma câmera filmando todas as pessoas, meu tio havia dito que estavam acontecendo muitos assaltos nessa linha, acho que deve ser alguma precaução para evitar os roubos, confesso que fiquei apreensiva. O ônibus possui banheiro, TV e um painel eletrônico que fica informando aos passageiros a velocidade, o horário e a temperatura. Logo que saímos do terminal começou um filme, o banheiro estava trancado, o motorista disse que abriria somente depois de 2 horas de viagem. Só sei que se passaram horas e horas e o banheiro continuava trancado.
O ônibus vai parando o percurso inteiro, tanto em pequenos vilarejos quanto em cidadezinhas maiores, em uma dessas paradas, pedimos pra usar o banheiro, pois, já estávamos muito apertados, se não fosse abrir, que nos deixassem usar o da rodoviária, então, o cobrador abriu e ficou na porta cuidando, uma fila se formou, depois que todos usaram ele trancou novamente, não entendemos o motivo.