sábado, 4 de março de 2017

14/01/17 (sábado) Cuenca para Guayaquil

 Nós acordamos 8h30, nossas malas estavam prontas mais uma vez. Seguiríamos agora pra Guayaquil, pra no dia seguinte voar pra Galápagos, tínhamos reservado um horário na van das 10h00. Meu tio nos deixou na agência. A viagem foi tranquila, são três horas de viagem, sendo que 2h é de serra passando pelo Parque Nacional Cajas. Não é raro acontecer deslizamentos na estrada neste trecho. Nas 4 vezes que fizemos este trajeto, todas tinham pedras no pavimento e, em um dos casos, a via estava com apenas uma faixa transitável (a mesma para os dois sentidos). As rochas, desta vez, eram gigantescas. Quando essas rochas atingem veículos o estrago é enorme, inclusive com vítimas em muitos casos. Quando o deslizamento interdita totalmente a via, os motoristas tem que seguir por outro caminho que leva uma hora a mais de viagem.
Eu tive dor de ouvido por causa da grande diferença de altitude, não conseguia equalizar, quando chegamos ao nível do mar a pressão começou a diminuir e fiquei bem. O caminho de Cuenca pra Guayaquil é lindo, o Parque Nacional de Cajas é um berço de nascentes, tem muitas lagoas e verde nas montanhas, muitos restaurantes e pesqueiros de trutas.

Chegamos em Guayaquil, pegamos um taxi até o hotel, onde deixamos nossas malas e fomos conhecer um pouco do Malecón 2000. Demos uma volta na roda gigante “La perva”, de onde se tem uma vista privilegiada do malecón, do rio guayas e do bairro Las peñas. O Bairro Las Peñas é um bairro turístico de Guayaquil, considerado um bairro seguro, possui vielas estreitas com construções antigas bem preservadas, tudo muito limpo, organizado e com muito policiamento. Nós vimos uma escadaria no meio da viela principal, mas antes de subir pedimos informação para um guarda que nos aconselhou não subir, aquela escadaria leva ao Cerro Santa Ana, é um local turístico, mas perigoso. Lá tem um farol, uma capela e um lindo mirante, então, seguimos os conselhos do guarda e não subimos. Meu tio tinha também nos falado sobre uma escadaria, depois confirmamos com ele se era esse mesmo lugar, e era!!! O mapa turístico de Guayaquil nem indica esse ponto como sendo turístico, embora tenha procurado fotos do lugar e vi que é lindo... Uma pena. O André tomou um café com humitas e eu um suco de amora com empanadas em um restaurante bem de frente com o Rio Guayas. Quando estávamos retornando para o Malecón, uma forte chuva nos pegou, então, encurtamos nosso passeio, pegamos um taxi de volta para o hotel. O André quis entrar na piscina do hotel, eu fiquei atualizando nosso diário de viagem, tomamos banho e jantamos no restaurante do hotel, pois, ficamos com medo de sair de noite, uma vez que Guayaquil é como São Paulo, grande e perigosa, cheio de oportunistas atentos a desatenção dos turistas.
Entrada da roda gigante



 Vista do alto da roda gigante
 Vista do alto da roda gigante
 Vista do alto da roda gigante
Vista do alto da roda gigante

Abaixo seguem as fotos do Bairro Las Peñas














Nenhum comentário:

Postar um comentário