sábado, 4 de março de 2017

11/01/17 (quarta feira) Baños (cascatas e casa de árbol) - Alausí

Acordamos com o despertador tocando às 7h00, tomamos café e saímos para encontrar o guia. Seguimos pela estrada que leva a Rio Verde, fizemos algumas paradas para tirar fotos de várias cascatas.

Algumas cascatas
Carro do guia passando por baixo de uma pequena cascata na estrada

Face de Jesus

No caminho tem inúmeras opções de locais para esportes radicais como o canopy, tirolesa e até a travessia em uma ponte com 100 metros de altura, onde você atravessa conectado a um cabo de aço. O André logo se interessou em atravessar a ponte, eu atravessei de canopy para o outro lado e fiquei esperando por ele, pagamos USD 10 o canopy e USD 15 a ponte.

Seguimos, então, até a Cascata “Pailón Del Diablo”. Uma queda d’água muito forte, existem passarelas que possibilita o turista ficar bem perto para admirar, uma das passarela leva pra atrás da queda, dali é impossível sair seco.

Chegamos a um restaurante onde pagamos a entrada para conhecer a cascata, o André tomou um café e eu tomei um sorvete. A paisagem ali é linda.

Encontramos com um brasileiro (raro por aqui!!!) nas passarelas, ele nos informou sobre a facilidade em comprar os tickets para o passeio do trem pelo “Nariz Del Diablo”, nós estávamos tentando há dias pela internet e não conseguimos, já tínhamos desistido e iríamos ficar mais um dia em Baños, porém, a informação do brasileiro nos fez mudar os planos, o ticket pode ser comprado na hora, mas há que chegar cedo na estação.

Na volta para Baños, pedimos pro guia passar no hotel para retirarmos nossas malas do quarto, como saímos após o horário do check out, pagamos uma pequena taxa extra (USD 3), nossa intenção era agora ir até a casa de árbol e depois seguir pra Alausí.
Fomos pra casa de árbol, o atrativo do local é uma balança que te lança para um penhasco, dá um frio na barriga danado, tem uma balança principal e outras mais baixas, mas nem tão baixas assim. Pagamos USD 1 cada um pra entrar, o local possui um restaurante, duas pequenas tirolesas, onde você mesmo senta na cadeirinha e desce, diversos balanços, no principal e mais alto fica uma pessoa administrando, pois, forma fila. Depois de nos balançar (apenas no mais alto), subimos na pequena casa de madeira na árvore para tirar fotos das lindas paisagens.

Voltamos para o centro e almoçamos. Andamos um pouco para tomar fotos do bonito e organizado centro.

Almoçamos aqui

Centrinho de Baños

Passamos no hotel para pegar as malas e seguimos de taxi (USD 1,50) até o terminal. O ônibus para Riobamba partiria às 17h00, chegamos às 16h10, ficamos ali no terminal aguardando a partida dele. De Riobamba ainda precisaríamos pegar outro transporte até Alausí.

Chegamos em Riobamba às 19h00 e já havia um ônibus saindo pra Alausí, chegamos às 21h00, no local onde o ônibus nos deixou, já vimos diversas opções de hospedagens, na primeira que paramos, resolvemos ficar, não era das mais baratas (USD 60 com café), mas não pesquisamos muito, porque já era tarde. Tomamos banho e jantamos um locro Quiteño no restaurante do próprio hotel. Saímos pra dar um voltinha na rua principal da cidadezinha, que por sinal é bem pequena mesmo. As ruas estavam tomadas por neblina, tudo branquinho e frio, não se via nada. Seguimos até a estação do trem e voltamos pra dormir, afinal teríamos que madrugar na estação na manhã seguinte pra conseguir nossos tickets que ainda não estavam garantidos.
Locro quiteño com pipoca de entrada